Uma megaoperação do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), com apoio das polícias Civil e Militar, deflagrada na manhã de ontem, resultou na prisão de 21 integrantes de uma quadrilha especializada em roubo a bancos.
A polícia suspeita que a última ação do grupo tenha sido, na segunda-feira, em Curiúva (Norte Pioneiro), quando após roubo na agência do Banco Itaú, em Curiúva (Norte Pioneiro), os assaltantes colocaram reféns no capô de uma caminhonete e sequestraram um funcionário de madeireira da região.
A polícia suspeita ainda que a quadrilha seja autora de 22 roubos a banco e caixas eletrônicos. Ousada e violenta, usava retroescavadeiras para invadir as agências bancárias. Entre as 21 pessoas presas, está um funcionário da Prefeitura de Ortigueira.
Ele é suspeito de operar as retroescavadeiras. Um dos líderes do bando, Fabiano de Jesus Ortis, de 27 anos, morreu durante a operação. Ele foi baleado e encaminhado ao hospital em Londrina, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, os policias apreenderam uma metralhadora e uma pistola ponto 40. De acordo com o balanço da operação, foram apreendidos drogas, armas, carros, pistolas, metralhadoras, munição, farda camuflada, balança de precisão, pistola, uma grande quantidade de cigarro, celulares, pendrive, máscaras, computadores e dinheiro manchado - típico de explosão de caixas eletrônicos.
Os suspeitos são acusados de associação criminosa, roubo, furto, tentativa de homicídio, cárcere privado, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, receptação, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e contrabando. Pelas investigações, o bando está ligado a 17 ações praticadas em 11 cidades paranaenses, sendo que em algumas delas mais de uma agência bancária foi roubada. A estimativa é que a quadrilha tenha roubado quase R$ 4 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário